top of page
  • Regina Groenendal

Instituto BioSistêmico inicia nova rodada de manejo sanitário em Rondônia



A segunda rodada de atendimentos de manejo sanitário no projeto Leite Rondônia começou no dia 30 de junho e segue até o dia 29 de julho, na região de Ji-Paraná, no estado de Rondônia.

Neste projeto executado pelo Instituto BioSistêmico (IBS) com recursos da Fundação Zoetis, os atendimentos de manejo sanitário são direcionados ao monitoramento da qualidade do leite e da sanidade dos rebanhos, assim como para a realização de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF).


No decorrer do mês de julho, o médico veterinário e consultor do IBS, Edson Tavares, passará pelos municípios de Jardinópolis, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste e Vale do Paraíso.


Nesses atendimentos, o consultor irá realizar testes de qualidade do leite, IATF, além de reforçar as orientações de manejo sanitário voltadas à saúde do rebanho e às boas práticas de higiene de ordenha.


Sobre o Projeto Leite Rondônia


Concebido e executado pelo Instituto BioSistêmico, o projeto Leite Rondônia conta com apoio de recursos da Fundação Zoetis.  A iniciativa busca promover o desenvolvimento da pecuária leiteira num total de 100 propriedades, com perfil de agricultura familiar, na região de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, no Bioma Amazônico.


Propõe um conjunto de atividades e recursos de assistência tecnológica, estruturados e modulados em quatro eixos temáticos voltados à melhoria do processo produtivo: boas práticas, manejo reprodutivo, manejo nutricional e manejo sanitário.


Além das visitas técnicas em cada propriedade, o projeto prevê encontros de formação. Estes incluem capacitações voltadas à sustentabilidade da pecuária leiteira no Bioma Amazônico, com destaque para temas que necessitem de uma atenção maior nas propriedades, reforçando as medidas de boas práticas a serem implementadas durante o projeto.


O projeto utiliza a metodologia CheckMilk, que conta com uma plataforma com sistema de gestão e aplicativo para as equipes técnicas e para os produtores. O sistema facilita a gestão do projeto e o aplicativo auxilia o produtor no dia a dia, como um suporte, uma extensão da consultoria do IBS que pode ser acessada a qualquer hora na palma da mão.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page