top of page
ji-parana.jpg

JI-PARANÁ

A região de Ji-Paraná pertence de forma geográfica e cultural ao estado de Rondônia, na região Norte do Brasil, no Bioma Amazônico. Com uma área de 6.896,649 km² e população estimada em 131.026 habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, o município de Ji-Paraná está localizado na porção centro-leste do estado.

Ji-Paraná é um importante polo agrícola e agroindustrial de Rondônia, com a produção de carne bovina, soja, milho, café e outros produtos agrícolas desempenhando um papel significativo na economia local. Além disso, a indústria madeireira e de móveis também é uma importante fonte de empregos e renda na região.

Mapa

Região de clima tropical úmido, caracterizado por duas estações bem definidas: o verão úmido e o inverno seco. Durante o verão, que geralmente ocorre entre novembro e março, a cidade recebe chuvas intensas, enquanto o inverno, que se estende de junho a setembro, é marcado por temperaturas mais baixas e estiagem.

O Bioma Amazônico predomina e sua conservação é de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade e para o equilíbrio ambiental da região. A vegetação predominante é a floresta tropical úmida, caracterizada por árvores altas, densa vegetação e uma rica biodiversidade.

Rondônia

Foto: Embrapa

Em algumas áreas próximas a Ji-Paraná, pode haver características de transição para o Cerrado, que é um bioma típico de savana tropical. Isso resulta em uma variedade de tipos de vegetação e paisagens.

Pecuária Leiteira

O estado de Rondônia é o maior produtor de leite da região Norte e o sétimo do país. A atividade tem grande importância econômica e social no estado. Dados do IBGE demonstram que, nos últimos dez anos, a produção cresceu 51%, superando a taxa de crescimento da região Norte (33,8%) e do Brasil (19,8%), no mesmo período.

Em 2019, essa produção foi de 1,129 bilhão de litros de leite, com destaque para as microrregiões de Ji-Paraná e Porto Velho, as maiores produtoras de leite do estado. De acordo com os dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON, em 2019, aproximadamente 29 mil estabelecimentos rurais conduzidos por 31 mil produtores estão envolvidos na atividade leiteira, sendo caracterizados como de base familiar.

O estado apresenta ainda a melhor produtividade da região, em torno de 1.355 kg/vaca/ano em 2019. Dados do IBGE apontam que as indústrias lácteas com Serviço de Inspeção Federal (SIF) são responsáveis pelo processamento de 94,8% do leite industrializado de Rondônia e, de acordo com os dados do Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIGSIF, 2019), estão instaladas no estado 37 indústrias lácteas SIF, contribuindo para a modernização do setor.

bottom of page