top of page
check.jpg
CheckMilk

Foto: Secom - Governo de Rondônia

Para execução dos projetos de pecuária leiteira, o Instituto BioSistêmico (IBS) utiliza a metodologia CheckMilk, que conta com uma plataforma com sistema de gestão e aplicativo para as equipes técnicas e para os produtores. O sistema facilita a gestão do projeto e o aplicativo auxilia o produtor no dia a dia, como um suporte, uma extensão da consultoria do IBS que pode ser acessada a qualquer hora na palma da mão.

A metodologia CheckMilk foi inspirada no guia de boas práticas sustentáveis de leite da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Federação Internacional de Leite (FIL). São 160 quesitos de checagem de seis grandes áreas: sanidade e higiene da ordenha, bem-estar animal, questões socioeconômicas e questões ambientais.

CheckMilk

Foto: Embrapa

A partir da plataforma, é possível monitorar o grau de conformidade das propriedades em diferentes áreas. No caso de laticínios, cooperativas ou outras organizações do setor lácteo, o CheckMilk gera subsídio de ESG, facilitando a prestação de contas para a sociedade, para a governança, por exemplo. A organização consegue, por meio da plataforma, conhecer o perfil dos seus fornecedores de leite, além de ter um panorama das propriedades dentro dos padrões ESG.

bottom of page